domingo, 28 de novembro de 2010

Marcas

Para começar, devo confessar que esse texto maravilhoso e profundo não foi escrito por mim. Bem que poderia ter sido, pois fala por mim e por muitos, mas não foi. O blog começa a fazer "JUS" ao nome. Meu amado amigo CAPRICORNIANO o escreveu e eu fiz questão de compartilhar essas poucas, porém, sábias palavras com você.

É engraçado como nós seres humanos substituímos pessoas (amigos e família de sentimentos sólidos e duradouros, e de longas datas) que sempre fizeram parte da nossa vida, por pessoas de momento que nos dão somente uma boa ‘foda’ ou simples beijos, e o pior é que acreditamos que isso é sentimento. O mais impressionante ainda é de como é simples falar para elas um EU TE AMO enquanto, às vezes, é tão difícil falar isso pra um AMIGO ou para uma MÃE ou PAI, que nos dedicam não só momentos, mas uma vida toda de sentimentos, os mais puros. Omitimo-nos de nós mesmos por essas pessoas, que mais cedo ou mais tarde, serão apenas lembranças do nosso passado, muitas vezes nem isso. Outra coisa contraditória é como somos capazes de dialogar sobre vida e sentimentos e sermos calmos e pacíficos, refletir sobre uma vida que ‘seria’ de mutualidade com essas pessoas enquanto que com sua MÃE ou PAI você grita palavras grosseiras e faz cara ruim, por pequenas ‘coisas’, e por certos momentos queremos ir embora e ficar longe deles. E quem no final lhe perdoa de coração e está de braços abertos para lhe acolher?!
Mudamos nossos hábitos e muitas vezes mudamos nosso ser, por causa e tão somente por ‘eles’. Bom quando isso nos torna pessoas melhores é válido, mas meus caros amigos, isso na grande maioria das vezes, não é. Às vezes nem sabemos mais quem somos e o que fomos e isso gera muitos conflitos em mentes fracas. É bom não se estender muito aqui... Apenas reflita!
E quando essas pessoas (as ‘outras’) vão embora de nossas vidas, por um simples ‘não gostar mais’, choramos e nos lamentamos. E esse choro e lamentos são compartilhados com quem? Justamente com quem você mais se afastou e se omitiu por esse tempo todo! Família e Amigos (os verdadeiros) são os que sempre nos acolherão nas horas de necessidade. E eles não cobram muito para isso, apenas a amizade recíproca; não cobram presentes e nem cobram datas. E o tempo de dedicação, esse também é bom falar sobre. Para ‘eles’ tempo é o que não nos falta; faculdade, família, trabalho e outras obrigações, isso não nos impede de ter horas de ligações ininterruptas que sempre falarmos as mesmas coisas e palavras e dias de dedicação total.
Antes que eu me estenda muito falando sobre isso, e pra não pensarem que sou averso aos relacionamentos amorosos entre duas pessoas (porque também já tive os meus), quero só refletir de como o ser humano é volúvel, e por não conhecer a si mesmo e o quem, ou os quem o cercam, acabam vivendo momentos na vida que se tornam cada vez piores e vazios com o decorrer do tempo. Nem sempre aprendemos a viver a nossa vida sozinhos, por isso muitos têm necessidade de compartilhar a vida com ‘estranhos’ por alguns momentos. Antes de gostar de alguém precisamos gostar de nós mesmos, mas quase sempre é o contrário; precisamos encontrar alguém de diga: “Eu gosto de você!” E quando ela disser o contrário é que iremos refletir, e falar só então vou me amar primeiro, vou me amar mais, vou me valorizar.
O ser humano é complexo e regido por normas e regras da sociedade que lhe impõem muitas coisas, mas quem faz a história de nossas vidas, somos nós mesmos. É errando que aprendemos, mas devemos aprender pra sermos melhores e não pra sofrer as mesmas coisas e insistir nos mesmos erros. NÃO QUERO MUDAR SEU SER COM ESSAS PALAVRAS. Meu desejo é que você REFLITA sobre ‘em quê’ em sua vida você pode se tornar uma pessoa melhor para você mesmo e para os que lhe amam de verdade, a partir daí verás que será fácil AMAR; e mais ainda dizer EU TE AMO para os que realmente lhe amam.

Pacelli.

domingo, 21 de novembro de 2010

Felicidade

Felicidade
Dizem que felicidade é paz de espírito. E quem sabe exatamente o que o espírito quer? Impossível saber isso com certeza absoluta durante uma vida inteira. Após inumeráveis reflexões cheguei à conclusão de que minha felicidade está no fato de conseguir dormir tranquila sem a ajuda de antidepressivos ou drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Viver momentos marcantes e lembrar-me deles são a prova de que em algum momento acredito em algo maior, ou utópico para alguns. Há também quem acredite que felicidade está na eterna busca por ela. Em alguns momentos é fácil fazer parte desse pensamento.
Ser feliz é poder acordar todos os dias e ter um lugar aonde ir. É ter a oportunidade de adquirir conhecimento incessantemente durante todos os momentos de nossas vidas. Afinal, quanto mais aprendemos, mais nos damos conta de nossa ignorância. Poder saborear os sabores e dissabores da vida também é uma prova de que somos privilegiados e felizes. Pois, com os dissabores temos a chance de evoluir dia após dia e, com os sabores nos esquecemos dos dissabores.
Os problemas surgem todos os dias. Eu tenho vários. O que o transforma em um problemão são os olhos de quem o vê, ou a perspectiva de quem está por trás da solução. Passar a vida inteira lamentando por não ter o emprego dos sonhos, por não possuir a casa perfeita, ou por na receber o salário tão almejado não ajuda ninguém a fazer grandes conquistas, sejam elas quais forem. O trabalho é uma dádiva para quem tem ambição e deseja ir além dos próprios limites. Ele enobrece e engrandece o espírito humano, aquele que precisa está em paz para conseguir ser feliz, lembra?
Toda aurora esplêndida, todo crepúsculo nostálgico, toda face reconhecida no meio da multidão, todo cheiro inconfundível no meio dos milhares de odores sentidos, todo novo sorriso de bebê, toda nova letra de música que parece ter sido feita para você, toda bronca de pais amorosos, toda briga entre irmãos, todo novo flerte sensual e inquietante, toda mentira bem contada, todo amigo deixado para trás, todo coração identificado, todos os dias vencidos e vividos provam que somos pessoas errantes e pensantes, que aprendemos com os nossos erros e, nos vangloriamos com os nossos muitos acertos. FELICIDADE!