domingo, 28 de novembro de 2010

Marcas

Para começar, devo confessar que esse texto maravilhoso e profundo não foi escrito por mim. Bem que poderia ter sido, pois fala por mim e por muitos, mas não foi. O blog começa a fazer "JUS" ao nome. Meu amado amigo CAPRICORNIANO o escreveu e eu fiz questão de compartilhar essas poucas, porém, sábias palavras com você.

É engraçado como nós seres humanos substituímos pessoas (amigos e família de sentimentos sólidos e duradouros, e de longas datas) que sempre fizeram parte da nossa vida, por pessoas de momento que nos dão somente uma boa ‘foda’ ou simples beijos, e o pior é que acreditamos que isso é sentimento. O mais impressionante ainda é de como é simples falar para elas um EU TE AMO enquanto, às vezes, é tão difícil falar isso pra um AMIGO ou para uma MÃE ou PAI, que nos dedicam não só momentos, mas uma vida toda de sentimentos, os mais puros. Omitimo-nos de nós mesmos por essas pessoas, que mais cedo ou mais tarde, serão apenas lembranças do nosso passado, muitas vezes nem isso. Outra coisa contraditória é como somos capazes de dialogar sobre vida e sentimentos e sermos calmos e pacíficos, refletir sobre uma vida que ‘seria’ de mutualidade com essas pessoas enquanto que com sua MÃE ou PAI você grita palavras grosseiras e faz cara ruim, por pequenas ‘coisas’, e por certos momentos queremos ir embora e ficar longe deles. E quem no final lhe perdoa de coração e está de braços abertos para lhe acolher?!
Mudamos nossos hábitos e muitas vezes mudamos nosso ser, por causa e tão somente por ‘eles’. Bom quando isso nos torna pessoas melhores é válido, mas meus caros amigos, isso na grande maioria das vezes, não é. Às vezes nem sabemos mais quem somos e o que fomos e isso gera muitos conflitos em mentes fracas. É bom não se estender muito aqui... Apenas reflita!
E quando essas pessoas (as ‘outras’) vão embora de nossas vidas, por um simples ‘não gostar mais’, choramos e nos lamentamos. E esse choro e lamentos são compartilhados com quem? Justamente com quem você mais se afastou e se omitiu por esse tempo todo! Família e Amigos (os verdadeiros) são os que sempre nos acolherão nas horas de necessidade. E eles não cobram muito para isso, apenas a amizade recíproca; não cobram presentes e nem cobram datas. E o tempo de dedicação, esse também é bom falar sobre. Para ‘eles’ tempo é o que não nos falta; faculdade, família, trabalho e outras obrigações, isso não nos impede de ter horas de ligações ininterruptas que sempre falarmos as mesmas coisas e palavras e dias de dedicação total.
Antes que eu me estenda muito falando sobre isso, e pra não pensarem que sou averso aos relacionamentos amorosos entre duas pessoas (porque também já tive os meus), quero só refletir de como o ser humano é volúvel, e por não conhecer a si mesmo e o quem, ou os quem o cercam, acabam vivendo momentos na vida que se tornam cada vez piores e vazios com o decorrer do tempo. Nem sempre aprendemos a viver a nossa vida sozinhos, por isso muitos têm necessidade de compartilhar a vida com ‘estranhos’ por alguns momentos. Antes de gostar de alguém precisamos gostar de nós mesmos, mas quase sempre é o contrário; precisamos encontrar alguém de diga: “Eu gosto de você!” E quando ela disser o contrário é que iremos refletir, e falar só então vou me amar primeiro, vou me amar mais, vou me valorizar.
O ser humano é complexo e regido por normas e regras da sociedade que lhe impõem muitas coisas, mas quem faz a história de nossas vidas, somos nós mesmos. É errando que aprendemos, mas devemos aprender pra sermos melhores e não pra sofrer as mesmas coisas e insistir nos mesmos erros. NÃO QUERO MUDAR SEU SER COM ESSAS PALAVRAS. Meu desejo é que você REFLITA sobre ‘em quê’ em sua vida você pode se tornar uma pessoa melhor para você mesmo e para os que lhe amam de verdade, a partir daí verás que será fácil AMAR; e mais ainda dizer EU TE AMO para os que realmente lhe amam.

Pacelli.

domingo, 21 de novembro de 2010

Felicidade

Felicidade
Dizem que felicidade é paz de espírito. E quem sabe exatamente o que o espírito quer? Impossível saber isso com certeza absoluta durante uma vida inteira. Após inumeráveis reflexões cheguei à conclusão de que minha felicidade está no fato de conseguir dormir tranquila sem a ajuda de antidepressivos ou drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Viver momentos marcantes e lembrar-me deles são a prova de que em algum momento acredito em algo maior, ou utópico para alguns. Há também quem acredite que felicidade está na eterna busca por ela. Em alguns momentos é fácil fazer parte desse pensamento.
Ser feliz é poder acordar todos os dias e ter um lugar aonde ir. É ter a oportunidade de adquirir conhecimento incessantemente durante todos os momentos de nossas vidas. Afinal, quanto mais aprendemos, mais nos damos conta de nossa ignorância. Poder saborear os sabores e dissabores da vida também é uma prova de que somos privilegiados e felizes. Pois, com os dissabores temos a chance de evoluir dia após dia e, com os sabores nos esquecemos dos dissabores.
Os problemas surgem todos os dias. Eu tenho vários. O que o transforma em um problemão são os olhos de quem o vê, ou a perspectiva de quem está por trás da solução. Passar a vida inteira lamentando por não ter o emprego dos sonhos, por não possuir a casa perfeita, ou por na receber o salário tão almejado não ajuda ninguém a fazer grandes conquistas, sejam elas quais forem. O trabalho é uma dádiva para quem tem ambição e deseja ir além dos próprios limites. Ele enobrece e engrandece o espírito humano, aquele que precisa está em paz para conseguir ser feliz, lembra?
Toda aurora esplêndida, todo crepúsculo nostálgico, toda face reconhecida no meio da multidão, todo cheiro inconfundível no meio dos milhares de odores sentidos, todo novo sorriso de bebê, toda nova letra de música que parece ter sido feita para você, toda bronca de pais amorosos, toda briga entre irmãos, todo novo flerte sensual e inquietante, toda mentira bem contada, todo amigo deixado para trás, todo coração identificado, todos os dias vencidos e vividos provam que somos pessoas errantes e pensantes, que aprendemos com os nossos erros e, nos vangloriamos com os nossos muitos acertos. FELICIDADE!

sábado, 30 de outubro de 2010

Pátria Amada BRASIL!

Conheço muitas pessoas que não se importam com política. Na maioria, jovens que não são capazes de olhar além de seus umbigos. E por isso, aos idiotas está reservado o reino dos céus. A terra está reservada para os sábios.
Quem não se interessa por política, ou vota só por obrigação, contribui para que o dominante continue no poder dia após dia. Mas, graças a Deus, isso tem mudado um pouco e um número maior de pessoas tem escolhido melhor seus representantes. Se é que eles os representam mesmo quando chegam ao poder. Poder. Essa palavra me dá arrepio. O verdadeiro líder governa pelo exemplo e, nunca pelo poder.
Lembro bem das aulas de história em que o tema era o voto de cabresto e os pólos eleitorais eram chamados de curral eleitoral. Curral? E somos bois? Parece piada. Mas a nossa trajetória sempre foi marcada por sangue inocente e domínio de alguns sobre milhões. Não precisamos ir muito longe. Em nossa recente história podemos citar a ditadura militar. Meu pai me disse que os “homens” estavam em todos os lugares e que em todos os grupos existiam espiões. Qualquer palavra considerada subversiva era o suficiente para ser preso e interrogado, na melhor das hipóteses. Quando eles descobriam algum tipo de participação com movimentos esquerdistas, os subversivos sumiam sem deixar vestígios.
É isso que queremos para o nosso futuro? Repressão e poucas opções para escolher? Com certeza, não é o que eu quero para o meu e nem para os meus. Chegou à hora de irmos as urnas escolher o melhor para nós. Confesso que não me sinto representada por nenhum dos dois candidatos a presidência da República, mas vou votar levando em consideração os feitos dos partidos durante o tempo que se revesaram no governo. Um privatizou tudo o que pôde e o outro implantou alguns programas sociais que mudaram a realidade econômica do país. Não sou partidária e nem fanática, mas basta ter um pouco de memória para saber em quem devemos votar amanhã. Um presidente não governa sozinho. Então, por que não partir da premissa de que existem pessoas competentes e decentes compondo a equipe técnica e propondo um país igualitário?
Tenho uma grande amiga socióloga que participa do movimento de emancipação humana. Utopia. A humanidade ainda não tem autonomia o suficiente para viver sem temer represálias por seus atos. Anarquismo? Talvez, um dia. Hoje ainda não temos a maturidade necessária para vivermos sem governo. Somos regidos pela heteronomia.
31/10/2010 – 2° turno das eleições. Viva a Pátria Amada BRASIL e a democracia brasileira. Busquemos o melhor para nós...A VIDA.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O curso natural da vida

Tudo novo de novo? Claro que não. Esse é um clichê muito tosco. O novo é algo sem história. E todos que respiram trazem uma história consigo. É impossível apagar o nosso passado, os nossos atos, os nossos pensamentos e desejos que outrora fizeram parte de nós.
A vida seria mais fácil se não tivéssemos memória, consciência e valores. Se pudéssemos começar sempre do zero toda vez que algo desse errado, ou toda vez que nos decepcionássemos com alguém ou conosco. Infelizmente, o “Oceano Azul” existe apenas para o meio empresarial. No mundo real das emoções e sensações seremos sempre eternos aprendizes dos mistérios e ensinamentos da vida. Nesse mundo, alguns de nós ainda conservam valores reais de amor pela vida e pelo próximo. Esses valores são e serão base de sua existência por todo o sempre, independente do que aconteça.  Sem que haja uma mudança de postura por causa de um trauma sofrido ou uma decepção sentida.
A magnitude da vida está nos simples fato de darmos continuidade as nossas realizações e aspirações. Na oportunidade de nos redimirmos diante de nossos erros e frustrações. Na capacidade de cairmos e levantarmos após duros golpes sofridos.
Os nossos contratempos não são únicos, mas teimamos em achar que são os piores. Sempre achamos que o nosso bem-estar depende de outra pessoa, sendo que na verdade depende apenas do caminho traçado por nós mesmos.
Outra pessoa só te fará mal se você permitir. Boas pessoas não sofrem nas mãos de pessoas ruins, apenas permitem que pessoas perdidas se beneficiem com sua companhia.